sexta-feira, 4 de março de 2011

CBF, Clube dos 13, Record e Globo, só pode terminar mal


A disputa pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro está a todo vapor, e as coisas já começam a extrapolar o bom senso.
Recentemente o CADE proibiu que a negociação dos direitos de transmissão fossem realizados dando preferência a rede Globo, a decisão encheu os olhos da Record, que resolveu despejar um caminhão de dinheiro para tirar a Globo da jogada.
O Clube dos 13 que é, ou era, o responsável por negociar em nome dos clubes o valor a ser pago pelas emissoras e a distribuição para os clubes resolveu abrir um processo de licitação dando vantagem a emissora que oferecesse o maior valor, até aí, tudo bem, mas as coisas começaram a sair da normalidade, primeiro porque os contratos anteriores fechados com a Globo ficou com um valor bastante defasado, isto fez com a globo não aceitasse o valor mínimo de R$ 500 milhões apenas para tv aberta, até então a globo pagava cerca de R$ 240 milhões, fora o descontentamento da emissora carioca por ter que negociar separadamente os contratos de tv fechada e internet. A situação piorou ainda mais quando Ataíde Gil Guerreiro, dirigente do São Paulo com fortes ligações com a Record, começou a passar informações de primeira mão a Record sobre o processo de licitação.
Diante do descontentamento da Globo com o Clube dos 13 a emissora resolveu apelar e pedir auxilio a CBF de Ricardo Teixeira, que por sua vez tem um acordo de interesses antigo com a Globo e uma rixa declarada com Fábio Koff atual presidente do Clube dos 13. A confusão estava formada, Ricardo Teixeira tinha uma oportunidade de derrubar o Clube dos 13 e ainda conseguir um apoio ainda maior da Globo para conseguir alcançar o sonho de ser Presidente da FIFA. Diante disso o maquiavélico Ricardo Teixeira começou a planejar seus passos, começando pela manipulação de Andrés Sanches, presidente do Corinthians, que tentou desmoralizar o Clube dos 13 e retirou o Corinthians da associação. Em seguida manipulou o Flamengo com o reconhecimento do título de 1987, que fez Patricia Amorim, presidente do Flamengo mudar de lado e também anunciar negociação dos direitos de transmissão sem interferência do Clube dos 13, além do Flamengo, Patricia conseguiu convencer também os presidentes de Vasco, Botafogo e Fluminense a fazerem o mesmo.
Enquanto isso Ataíde Gil Guerreiro, Fábio Koff e o São Paulo, articulavam uma forma de manter a força do Clube dos 13 e insistir na negociação com a Record.
A disputa deixou de ser pelos direitos de transmissão e agora é a clara busca de poder que comanda a confusão, o Clube dos 13 busca se manter na ativa ganhando sua margem nas negociações e mantém o sonho de conseguir futuramente desbancar a CBF e virar a entidade responsável pela organização do Campeonato Brasileiro. A CBF do Ricardo Teixeira quer derrubar o Clube dos 13, aumentar o poder no futebol brasileiro e eleger o Ricardo Teixeira como presidente da FIFA. O Andrés Sanches quer ganhar influência para ser o sucessor de Ricardo Teixeira na presidência da CBF, além de estar tentando atingir Juvenal Juvencio, presidente do São Paulo, que tem forte influência no Clube dos 13. A globo quer continuar ganhando milhões as custas do futebol brasileiro, pagando migalhas pela transmissão. A record quer tirar o domínio da Globo no Brasil, e para isso tirar o futebol da emissora é um passo muito importante.
Esta é uma guerra sem mocinhos, uma briga de interesses, na qual os envolvidos fazem de tudo para conseguir o que querem, passando por cima de valores éticos e morais.
O campeonato brasileiro está sob ameaça, diante desta confusão ninguém pode confirmar a realização do campeonato em 2012, pois esta briga certamente vai parar na justiça e ninguém sabe como isso vai acabar. Só me parece que independente de quem vença esta batalha o futebol brasileiro é quem vai perder mais uma vez, pois nenhum dos envolvidos estão preocupados com o futuro do mesmo. Lamentável.

2 comentários:

  1. A CBF vai mandar a Globo televisionar todos os jogos e a Record vai estar autorizada a trasnmitir também......

    A audiência da Globo vai aumentar pressionada a manter qualidade e a Record vai patinar.....

    Sistema igual a Globo-Band/2011....

    Times com maiores torcidas ganharão da Globo e da Record, de acordo com a audiência que vem provendo durante esses últimos anos.


    Simples as fish and chips.

    ResponderExcluir
  2. Oi, passei aki rapindinho só pra agradecer pelo seu comentário no meu blog!
    depois passo pra ler os seus posts
    *-*

    ResponderExcluir