terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Belo Monte virou piada

O Brasil vive um momento de grande crescimento econômico, a projeção é de que nos próximos 10 anos se torne uma grande potência mundial. Mas para que o Brasil se torne um grande potência é necessário que se tenha energia para atender a demanda das industrias do país.
Sabendo desta necessidade o governo deu início a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que se construída será a terceira maior do mundo e terá capacidade de produzir energia para suprir 10% do consumo nacional.
Toda grande construção gera impacto ambiental e como já era previsto este projeto levou a importantes discussões sobre o tema, com a imposição de boa parte dos ambientalistas do Brasil.
Até este ponto tudo parecia normal, quem defendia o progresso era a favor, e os ambientalistas se posicionavam contrários. O problema é que apareceu um corpo estranho nesta discussão, a Rede Globo, a emissora resolveu utilizar seus artistas e orquestrar um movimento contra a construção da Usina. A partir daí tudo saiu do eixo, a tentativa boçal de manipular o povo fez com que a seriedade da discussão se perdesse. Milhares de pessoas que não sabem o que é Belo Monte resolveram apoiar os artistas globais, dos quais também pouco conhecem do projeto e muitos nunca antes haviam se posicionado a favor das causas ambientais. Outra fatia da população, também sem conhecer o projeto e simplesmente por repudiarem a atitude da globo passaram a posicionar a favor da construção da Usina.
A consequência é que a discussão virou uma grande piada, a opinião de especialistas deixou de ser ouvida para dar espaço a quem não tem conhecimento algum para discutir o assunto.
Todo cidadão tem direito de expressar sua opinião, mas uma tentativa barata de manipular a população sem mostrar a realidade dos fatos apenas irá prejudicar ainda mais este país.
A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte irá causar um grande impacto ambiental, isto foi evidenciado por diversos especialistas, por outro lado o Brasil necessita de geração de energia e hoje a mais viável é a hidrelétrica, isto também já foi evidenciado por especialistas. O fato é que o assunto deve ser tratado com muita seriedade, pois é o futuro do Brasil que está sendo discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário