domingo, 7 de dezembro de 2014

Democracia Ameaçada



Há muito tempo não se via o fantasma da ditadura aparecer com tamanha força no Brasil. Após muita luta, em 1985 o povo brasileiro conseguiu derrubar a ditadura militar, escrevendo assim uma das páginas mais importantes para história deste país.

Após 29 anos desta conquista, o Brasil volta  ser assombrado pela ditadura militar, e por incrível que pareça, esse fantasma não foi trazido pelos militares, e sim, por uma parcela da população, que está descontente com o governo, e que decidiram, que a democracia também é culpada.

Em momentos como estes, percebemos a importância de mantermos vivas cada página da história de uma nação. O Brasil passa por um momento conturbado, afundado em um poço de corrupção cada vez mais profundo, e diante deste cenário, jovens de classe média, resolveram levantar a bandeira de uma intervenção militar. O descontentamento com o cenário político atual é totalmente compreensível, mas o apoio à intervenção militar demonstra um desconhecimento histórico gigantesco por parte destas pessoas.

Milhares de pessoas arriscaram suas vidas, outras centenas perderam às suas, sacrifício feito para poder expurgar o governo militar e trazer a liberdade que o brasileiro tanto ansiava.

A população brasileira ainda não aprendeu a utilizar a democracia de forma coerente, isso é algo que o tempo irá resolver, o importante é que não aceitemos regredir para uma etapa que lutamos tanto para passar.

A corrupção na política é um reflexo da sociedade, a manipulação do eleitorado só ocorre por não termos uma população devidamente escolarizada, isso por sua vez, acontece porque falhamos nas escolhas políticas durante muitos anos.

Se o Brasil quer mudar, precisamos começar a mudança por nós mesmos, não podemos responsabilizar uma parcela da população por um desastre generalizado, não devemos pedir para trazer um fantasma para acabar com outro. Precisamos colocar os pés no chão, a cabeça no lugar, e evoluir, dando uma passo de cada vez, e que estes passos sejam adiante, e não para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário