quarta-feira, 29 de julho de 2015

A ascensão do basquete brasileiro



O ouro nos jogos Pan-americanos de Toronto demonstra a evolução do basquete brasileiro. Mesmo com uma equipe formada sem suas maiores estrelas, a seleção brasileira fez um ótimo trabalho, e foi campeã invicta do torneio.

Esta medalha não é o único sinal de evolução. Atualmente o Brasil conta com 7 jogadores na NBA, principal liga de basquete do mundo, além de ter o melhor campeonato nacional de basquete da América Latina.

Apesar de ser um esporte tradicional no Brasil, o basquete ficou muito tempo sem obter resultados positivos, amargando derrotas e vexames internacionais.

Em 2008 a situação começou a mudar, surgiu a LNB (Liga Nacional de Basquete), formada e gerida pelos clubes associados. O intuito era formar um campeonato nacional, forte e competitivo, sem depender da CBB (Confederação Brasileira de Basketeball), que na época estava atolada em dívidas e envolvida em casos de corrupção.

A ideia promissora deu certo, foi formado o NBB (Novo Basquete Brasil), e a gestão séria e profissional da LNB, levou o basquete brasileiro a um novo patamar.

Todos os anos surgem novos talentos, os clubes estão cada vez mais fortes. As últimas duas edições da Liga das Américas, foram vencidas por times brasileiros, Flamengo e Bauru, respectivamente.

Infelizmente, nem tudo são flores, enquanto a LNB, faz um ótimo trabalho, a CBB, continua fazendo um péssimo trabalho. As dívidas da CBB aumentam cada vez mais, e a ineficiência continua sendo marca registrada da confederação, o que evidentemente, atrapalha o desenvolvimento da seleção brasileira e do basquete nacional.

Não podemos esperar nada, da CBB e do Ministério do Esporte, pois já comprovaram que seus interesses não estão relacionados com o desenvolvimento do esporte, e sim, no "desenvolvimento" de suas contas bancárias. Embora tenhamos que conviver, pelo menos por enquanto, com a incompetência do Ministério do Esporte e da CBB, as expectativas com o basquete brasileiro são muito boas, pois o esporte vai continuar evoluindo, graças aos méritos da LNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário