terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Brasil passa a ser o primeiro da América do Sul com capacidade de construir submarinos nucleares

foto de submarino nuclear francês


Na ultima terça-feira, 23 de dezembro, o Brasil assinou um acordo com a França que transfere tecnologia militar francesa ao Brasil, o acordo custou cerca de 12 bilhões de dólares ao Brasil, sendo assim com a ajuda da França o país passa a ter capacidade de construir submarinos nucleares.
O acordo entre Brasil e França envolve outros quesitos além da construção do submarino nuclear, como fornecimento de 50 helicópteros de uso militar, auxílio para construção de um estaleiro de submarinos com capacidade de produção e manutenção, assim como uma base militar marítima.
No mesmo dia outros acordos foram assinados entre os governantes, pois a divulgação específica dos mesmos ficará para o próximo ano, de modo que ainda faltam alguns ajustes segundo o Ministro da Defesa do Brasil.
O presidente Lula já havia anunciado que pretendia ter a França como a parceira do Brasil na europa, este acordo militar praticamente selou esta parceria.
A estratégia do Brasil começa a surtir efeito, pois o presidente francês Nicolas Sarkozy já declarou que irá defender a entrada do Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.
O Brasil deixou de pensar pequeno, as estratégias do governo para transformar o país em uma potência mundial são boas, no que diz respeito as questões externas o Brasil está muito próximo de ser uma verdadeira potência, mas infelizmente internamente o país ainda esta longe disso.

4 comentários:

  1. Agora vai!...afundar de vez..rs

    Feliz 2009!

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Po interessante seu blog, brigada pela visita la no meu, e pode deixar q depois vo fazer um post esclarecendo tudo :D

    ResponderExcluir
  3. Estamos no rumo certo, melhorando nossa imagem para o mundo e assumindo o lugar de grande potencia.

    ResponderExcluir