quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Brasil concede refúgio político a acusado de assassinatos

foto de Cesare Battisti, ex-militante italiano

Nesta semana o italiano Cesare Battisti recebeu do governo brasileiro status de refugiado político. Cesare é acusado de assassinar quatro pessoas, além de diversos outros crimes.
Embora o governo italiano esperava a extradição do acusado, o governo brasileiro tomou a estranha decisão de conceder asilo político a Cesare, decisão que causou mal-estar entre os governos, abrindo espaço até a um possível boicote dos produtos brasileiros por parte dos italianos.
Segundo o advogado de Cesare, o Brasil concedeu asilo político ao ex-militante graças a intervenção do Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
É obvio que o Brasil passa por um momento de criação de uma grande aliança com a França, entretanto o país não deve ceder a este tipo de pressão, nestas situações o Brasil tem de ser soberano, e não deve de forma alguma ajudar qualquer tipo de criminoso.

3 comentários:

  1. Por que o Sarkozy não quer que o acusado italiano seja extraditado???

    ResponderExcluir
  2. Situações políticas que não estão abertas ao público, já fiz pesquisas para saber algo sobre a ligação do Sarkozy com o Cesare, mas ainda não encontrei nada.

    ResponderExcluir
  3. Tá certo. O Brasil tem pouco bandido. Estamos precisando importar para agitar um pouco esse marasmo!

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/2009/01/concurso-best-blogs-geistlia.html

    ResponderExcluir