sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Prisão de Guantánamo pode estar com os dias contados


De acordo com o Secretário de Justiça nomeado por Obama, Eric Holder Jr. , a prisão de Guantánamo será fechada, embora o mesmo já adianta que não será fácil de conceguir tal façanha, de modo que ninguém tem um projeto para o futuro dos presos do local.
Realmente os americanos terão sérios problemas ao fechar a prisão de Guantánamo, pois lá existem prisioneiros que sequer foram julgados. Os americanos aproveitaram-se da localização da prisão para praticar tortura e deter acusados sem deixá-los responder julgamento.
A maioria dos prisioneiros de Guantánamo são afegãos e iraquianos acusados de terrorismo, sendo que muitos destes foram detidos sem que se houvesse nenhuma prova concreta contra eles, e com a possível desativação de Guantánamo estes prisioneiros teriam de ir para outro local, possivelmente tendo contato com o controle internacional, deste modo outras denúncias a respeito de Guantánamo viria a tona.
O atual presidente dos Estados Unidos, George Bush, não terá que responder pelas ocorrências no campo de detenção, entretanto o governo americano terá que se responsabilizar pelos seus atos repugnantes.